Peach Girl e padrões de beleza: porque não devemos fazer comentários sobre o corpo das outras pessoas.

Ohayo mina! 

No momento estou revendo um anime que eu vi na quando eu tinha uns 13 anos com uma amiga e nós gostamos muito, eu lembro que vi o anime em uns dois dias de tão envolvida que fiquei com a história, e de ter ficado satisfeita com o final. Rever esse anime agora mais velho me fez ver ele de uma forma totalmente diferente, eu ainda estou no quarto episódio, mas esses quatro episódios me trouxeram a uma reflexão de como somos afetados por comentários de outras pessoas.


A personagem principal, a Momo, escuta um boato de que o garoto que ela gosta não gosta de meninas com pele escura. Mono é uma nadadora muito dedicada e tem a pele mais escura devido a queimaduras de sol. Ao descobrir isso ela acha que o garoto que ela gosta (que é uma pessoa muito importante para ela) não gosta dela por ela ter a pele mais escura. (Spoiler dos primeiros episódios, após o próximo parênteses pode seguir lendo) Ao decorrer da história vimos que não passavam de boatos, porém isso passa a ser algo que afeta muito a Momo, que sofre com comentários racistas (fim do spoiler, pode continuar).

Momo fica muito triste e tenta evitar ao máximo ficar no sol e usa sempre muito filtro solar na esperança de que sua pele volte a ser mais clara e assim ela tenha uma chance com o garoto que ela gosta. 

Depois de assistir a essa cena eu percebi o quanto uma opinião pessoal aparentemente boba pode afetar outras pessoas e achei esse acontecimento uma boa ilustração disso.

Acho que provavelmente todo mundo já tentou mudar algo por alguém e muitas vezes um comentário pode mexer muito com a autoestima das pessoas. Por isso eu indico terem cuidado com o que falam para evitar comentários desnecessários, e digo para não mudarem quem são por ninguém além de você mesme e de forma segura (acompanhamento médico e psicológico).


Minha opinião:

Eu acho interessante que eu já passei exatamente pela mesma situação quando eu mais ou menos na mesma época que estava assistindo ao anime. Eu usava bastante protetor solar e evitava o sol para que minha pele ficasse mais clara, obviamente não funcionou e acabei ficando com a vitamina D baixa o que futuramente me causou problemas de saúde, então pela saúde de vocês NÃO FAÇAM ISSO. Isso foi comigo por não ter a pele tão clara (minha pele é clara, mas não sou branca), mas muita gente tenta se encaixar no que escuta das outras pessoas, uma amiga já me contou que era super magrinha, mas as pessoas ficavam comentando que ninguém iria gostar dela se ela continuasse magra dale jeito, então ela fez de tudo que pode engordar, ela comia até passar mal, já conheci um grupo de garotas que para ser amiga delas você tinha que ser magra, então as meninas que queriam ser amigas delas desmaiavam por passar muito tempo sem comer na esperança de ficarem magras e serem aceitas. Eu sei que pode parecer meio absurdo coisa de ficção, mas infelizmente é muito real.

Eu e essas meninas não fizemos nada disso porque queríamos, fazíamos isso por medo das pessoas não gostarem da gente pela nossa cor, por sermos muito magras ou gordas, medo da rejeição. Hoje em dia sou feliz do jeito que eu sou e sei que tem pessoas que gostam de mim exatamente como eu sou. 

Sei que é difícil ignorar a opinião dos outros sobre você, mas lembre-se que quando se trata de você apenas sua opinião é importante. Óbvio que é difícil ignorar, mas você consegue.

Se alguém quiser conversar sobre pode mandar mensagem no Instagram ou Twitter (clique para ser redirecionado) ou pode comentar aqui também se quiser.


Você é mulher e está passando por alguma situação complicada? Te convido a conhecer a ONG Ela. Um projeto feito para ajudar mulheres dispondo de diversos serviços como acompanhamento psicológico, cursos gratuitos e consultorias. Conheça através do site www.ajudaelas.com.br ou nas redes sociais Instagram- @ajudaelas e Twitter- @ajudaelas_



Comentários

  1. Ótima resenha! Super importante, e sim, um comentário pode afetar muito a gente...🥺 ainda não assisti o anime, mas fiquei com vontade

    ResponderExcluir

Postar um comentário